Verdades sobre o Bolsa Escola...

José Roberto Magalhães Teixeira, conhecido como Grama (Andradas, 18 de junho de1937Campinas, 29 de fevereiro de 1996), foi um político brasileiro.

Nasceu em Andradas, cidade do sul de Minas Gerais. Era o segundo filho de um total de quatro, de uma família tradicionalmente envolvida na política mineira. Era formado emOdontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Foi duas vezes prefeito de Campinas (de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996), cidade do interior do Estado de São Paulo, e vice-prefeito dessa mesma cidade (1979 a 1982). Foi tambémdeputado federal (1990 a 1992) e suplente de senador, bem como secretário municipal de Cultura e Esportes. Foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), em 1988.

Atingiu relevância ao lançar em Campinas, em 1994, o Programa de Renda Mínima, o qual destinava um complemento em dinheiro à renda de famílias consideradas miseráveis (abaixo da linha da pobreza). Para receber o dinheiro, a família inscrita no programa deveria residir em Campinas há pelo menos dois anos, manter os filhos na escola e com bons resultados nos estudos, receber os funcionários da Assistência Social em suas casas periodicamente e freqüentar cursos profissionalizantes, entre outras obrigações.

Implantou uma linha telefônica para comunicação direta entre comunidade e prefeitura, o 156. Bastava ligar para o 156 para que cada cidadão pudesse deixar sugestões ou críticas para o prefeito. Incluiu flúor na água tratada que chegava às residências, a fim de melhorar a saúde bucal da população.

Foi relator do projeto que regulamentou a Lei de Franquias no Brasil, dentre outros.

Faleceu aos 58 anos, no exercício de seu segundo mandato como prefeito de Campinas.