Manter o cérebro em atividade é fundamental para evitar as perdas de neurônios. Palavra cruzada, quebra-cabeça, sudoku e labirintos funcionam como uma ginástica que estimulam o cérebro e o mantém ativo.
O cérebro é como os músculos e pode ser atrofiado se não for usado com frequencia. Além disso, a 'ginástica intelectual' tira o cérebro da zona de conforto. O cérebro tem uma enorme capacidade, mas infelizmente é preguiçoso e funciona no automático. O maior veneno para o cérebro é a rotina. Por exemplo, se todos os dias você vai para o trabalho pelo mesmo caminho, nem vai perceber mais em quantos semáforos parou, pois isso não tem estímulo nenhum para o cérebro. Este tipo de atitude deixa o cérebro estagnado. A solução é viajar, namorar, passear, entre outras atividades que quebrem a sua rotina.
A rotina e o tédio são os principais inimigos do cérebro. Se não há aprendizado, ele não se exercita e acaba atrofiando, então é preciso ficar se atualizando o tempo todo. Se você for questionador e curioso, estará sempre estimulando sua memória. Ser um eterno aprendiz é um bom exercício para manter o cérebro saudável.


