ELEIÇÕES 2012: HORA DA DECADÊNCIA COM ELEGÂNCIA!


Mais um ano como outro qualquer vai embora e mensagens como "Que 2012 seja o melhor ano de todos os tempos!" entopem minha InBox.  Natal, Reveillón, confraternizações... variações que dizem a mesma coisa: ABSOLUTAMENTE NADA!, com um pouco de classe.

Eis a arte do discurso. "Mude isso, seja aquilo, perdoe aquele: blá-blá-blá!" As coisas não vão mudar milagrosamente porque o ano se foi!  Para que hajam mudanças de atitude, é preciso que haja uma mudança na mentalidade de quem tem atitudes e isso só acontece quando ocorre um fenômeno chamado "Tomada de Consciência" (se Piaget vivesse aqui, teria ido à falência).

Basicamente, existem duas coisas que motivam as pessoas no sentido da mudança:
1 - quando acontecem tragédias (Veja o vídeo ~> http://www.youtube.com/watch?v=vnGrjinOwuk);
2 - quando elas escolhem mudar. (Vamos combinar? Uma pessoa decidir mudar pra melhor é algo tão raro quanto a passagem do Cometa Halley!)

Talvez essa maldita apostasia generalizada seja substituída pelo Segundo Mandamento. Talvez a "Indiferença" continuará atrás da porta esperando o próximo infeliz desavisado que será devidamente tragado com sucesso!  Sendo bem direto, eu não tenho confiança no ser humano nem creio que um dia tudo isso vai mudar! Mas acredito no potencial das idéias.

Conheço bem de perto o poder avassalador das mídias. 2012 será um ano oposto a 2011. É exatamente isso! Através da arte, da cultura, da notícia, de toda e qualquer forma de manifestação, aglomeração ou movimento, devemos conduzir nossos estudantes em direção a um tomada de atiitude que poderá transformar suas mentes e suas posturas.

Não é a política que vai nos salvar. Não é a religião, nem as empresas e nem mesmo o 3º Setor nos trará a solução. O que vai nos salvar da autodestruição, é a tomada de consciência e a mudança de atitude. Por isso, recomendo que desligue a TV e vá ler um bom livro!