A copa tá vindo e temos que respeitar os gringos e também a instituição FIFA que estuprarão nosso povo, 'riquezas' e cultura



Me questiono muito ao ver essas ondas...

O cara critica a apologia a xenofobia que, de fato, deve ser questionada e criticada, mas não num sentido de "a copa tá vindo e temos que respeitar os gringos" que tirando do eufemismo se traduz em "a copa tá vindo e temos que respeitar os gringos e também a instituição fifa que estuprarão nosso povo, 'riquezas' e cultura".

Agora trazendo para uma outra face, mas na mesma perspectiva: me mostrem um artigo, texto ou charge que combata o machismo das grandes empresas de Cerveja! Estampamos mulheres como objetos de propaganda e marketing todos os dias em nossas cervejas, calçados, roupas, cadernos como se o corpo dela valorizasse o produto ou como se o produto fizesse o corpo dela valorizar. Com que intuito senão o de comportar a mulher nos padrões estéticos que satisfazem o patriarcado contemporâneo?

Elevar a autoestima da mulher a tornando "gostosa" aos olhos dos que não tem a cultura de enfrentamento na luta de gênero e política, é o mesmo que as expôr como carne nas vitrines para os insaciados de ganância com seus egos inflados...

Por fim, repensem as reproduções e representações das grandes empresas!! O enfrentamento político e contra o oportunismo político tem que ser numa perspectiva de cobrança e denúncia, não ser "somente um enfrentamento contra o oportunismo político". Cobrar o tal feminismo dito pelos políticos para lutar contra as propagandas de cerveja e produtos que utilizam o corpo da mulher como carro chefe de marketing e denunciar os fatos que tornam o feminismo político partidário em oportunismo político!

Esse texto de Carlos Jorge (CJ) é uma reflexão sobre o artigo "Guaraná Antártica e Neymar: o arroto do retrocesso!" Publicado por Fabio Chiorino na coluna Esporte Fino de Carta Capital.