Filmes e séries inspiradores sobre empreendedorismo que você precisa assistir


 Upstarts
🧠 Lançado em 2019, o filme indiano conta a história de 3 amigos universitários que decidem criar uma startup para solucionar alguns dos problemas que afetam a sociedade, levando remédios a lugares distantes e promovendo o acesso à saúde.

No entanto, à medida em que encontram um investidor e o negócio floresce, os jovens assumem mais trabalho e as demandas do dia a dia desgastam a amizade do grupo. Disponível na Netflix.


Steve Jobs
📌 Como o nome já diz, o filme estrelado por Michael Fassbender traz os momentos marcantes e decisivos na vida do inventor, empresário e fundador da Apple.

O drama biográfico aborda os bastidores do lançamento do computador Macintosh, da empresa NeXT e do iPod, em 2001, além de trazer a tumultuada relação entre Jobs e sua filha Lisa. Disponível na Netflix até 31 de março e (claro) no Apple TV.


Startups.com
👀 Lançado em 2001, nos Estados Unidos, o documentário acompanha a trajetória da govWorks.com, empresa que criou um software para ajudar clientes do governo dos EUA a rastrear contratos e funções de compra.

O filme retrata os momentos de maior sucesso da startup, criada em 1998, até chegar em sua falência, em 2001, causada pela explosão da bolha da internet. Disponível no YouTube.


Fome de Poder
🍟 O filme dirigido por John Lee Hancock conta a história da ascensão do McDonald’s. Na trama, o vendedor Ray Kroc, interpretado por Michael Keaton, adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald.

O ambicioso comerciante faz de tudo para assumir o controle do fast-food e, livrando-se dos outros sócios, transforma a rede no império alimentício que conhecemos hoje. Disponível no HBO Max.

Existe uma forma de você executar no seu negócio estratégias inovadoras de vendas com alto potencial de faturamento adequadas ao seu público consumidor. O exato caminho para isso é detalhado aqui.

 

Um Senhor Estagiário / The Intern 
O filme conta a história do viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), um homem aposentado que vê em uma vaga de estágio uma oportunidade de se reinventar.

O conflito de gerações e a relação com sua chefe Jules Ostin (Anne Hathaway) já são ótimos motivos para ver o filme. Mas ele vai além: contrasta as formas diferentes de lidar com negócios e liderança.

Além de ser leve e divertido, o filme nos ensina que sempre podemos aprender com outras pessoas, independentemente de suas idades. E mais: a CEO Jules nos ensina como é importante olhar com atenção para a experiência do cliente e o gerenciamento de crises na hora de liderar uma companhia, comportamento muito presente em empresas jovens.

O Gambito da RainhaO Gambito da Rainha conta a história de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma menina órfã que se revela um prodígio do xadrez. Mas agora, aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo. E quanto mais Beth aprimora suas habilidades no tabuleiro, mais a ideia de uma fuga lhe parece tentadora. 

SUITS
Mike Ross (Patrick J. Adams) é um garoto que abandonou a faculdade de direito mas, brilhante como é, consegue uma entrevista com o respeitado Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Manhattan. 

Quando percebe o talento nato e a memória fotográfica do garoto, Harvey o contrata e, juntos, eles formam uma dupla imbatível. Mesmo sendo um gênio, Mike ainda tem muito a aprender sobre o Direito. E mesmo sendo um advogado tão competente, Harvey irá aprender com sua nova dupla a ver seus clientes de outra maneira. 

A princípio, ambos mentem para que Mike possa trabalhar na firma Pearson Hardman, um escritório de advocacia com uma política de aceitar apenas ex-alunos da Escola de Direito de Harvard. Além da parceria no âmbito profissional, Harvey e Mike criam um forte laço de amizade um com o outro à medida em que resolvem novos casos todos os dias. 

Rachel Zane (Meghan Markle) é filha de um dos advogados mais influentes da cidade e, apesar de ter uma vaga garantida na empresa do pai, resolve trabalhar na Pearson Hardman, onde se aproxima de Mike e Harvey.
 

Som na Faixa
A Netflix acaba de trazer mais uma série documental que vale dedicar um tempo para assistir, estamos falando da produção dramática sueca "Som na Faixa". Se você pegou a época dos CDs de música vai relembrar alguns momentos de sua vida vendo a série. 

Os episódios acompanham a trajetória do programador Daniel EK e também aspirante a empresário, em um momento em que o The Pirate Bay modificou completamente a maneira como as pessoas consomem música através do downloads de arquivos, chamados de torrents, que podem ser baixados gratuitamente usando o protocolo BitTorrent.

O site de compartilhamento de conhecimentos foi fundado em 2009 pelos três suecos (Peter Sunde, Gottfrid Svartholm e Fredrik Neij). Na época, foram processados por violação dos direitos autorais, sendo condenados a um ano de prisão e pagamento de multa.

Isso fez com que Daniel EK identificasse uma oportunidade de negócios encontrando uma solução para o problema da pirataria. Uma verdadeira revolução no mundo da música começa desde então com EK. Ele encontra um investidor, o Martin Lorentzon que apoia a sua ideia de criar um streaming de música legal, no caso o Spotify.

The Bold Type
Três amigas se unem para conquistar o sucesso em Nova York, batalhando para fazer seus sonhos resistirem ás realidades da vida, e, quando têm um tempo livre, procurando o amor verdadeiro. Jane (Katie Stevens) foi recentemente promovida a redatora da Scarlet Magazine, um periódico renomado focado em estilo de vida. 

Mesmo sendo tão apaixonada pelo que faz e determinada a ter sucesso, Jane por vezes hesita perante os desafios da vida na cidade grande. Por sorte ela conta com a ajuda da amiga Kat (Aisha Dee), a diretora de mídia social da empresa, que é destemida e ousada. Sutton (Meghann Fahy) é a última das três a ocupar o cargo de assistente, mesmo sempre trabalhando até a exaustão. Pelo menos o trabalho lhe distrai do segredo que precisa esconder das amigas. 

As três trabalham sob a guarda da editora chefe Jacqueline (Melora Hardin), que comanda a revista equilibrando dureza e cuidado com suas subordinadas. Elas dividem a redação com Alex (Matt Ward), que só aceitou o emprego depois de perder a vaga dos sonhos em outra publicação, e Richard (Sam Page), um membro do conselho diretor e advogado da revista - e conquistador. 

A Rede Social / The Social Network
O filme conta a história de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, uma das personalidades mais influentes do mundo.

Zuckerberg tem o empreendedorismo no sangue e isso já é motivo suficiente para conhecer mais da história dele. O filme também aborda conflitos enfrentados por jovens empresários, como o relacionamento com sócios, disputas de propriedade intelectual, a busca por investimento e a persistência para levar uma ideia para frente.

Além disso, a obra nos ensina que sempre é preciso estar de olhos abertos para perceber a necessidade de nossos clientes, a fim de nos tornar indispensáveis.

Jobs
O filme dirigido por John Lee Hancock conta a história da ascensão do McDonald’s. Na trama, o 

Walt Antes de Mikey
Este filme traz a cinebiografia de ninguém menos do que Walt Disney, o animador americano que construiu um império a partir do desenho de um simples ratinho.

A trama apresenta a história de Walt Disney antes do seu sucesso com Mickey Mouse, que o levou à fama e ao estrelato no entretenimento, tornando-se uma das marcas mais valiosas e populares do mundo.

Até atingir o sucesso, Walt passou por uma série de situações que colocam em cheque seus valores, e trazem para o empreendedor lições sobre liderança, foco e resiliência.

O filme é baseado no livro de mesmo nome, lançado com base em pesquisas e biografias oficiais do criador da Disney.

Coco, antes de Chanel / Coco before Chanel
Se hoje as mulheres podem usar calças e andar livremente sem um espartilho apertado, devemos muito à estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel.

A cinebiografia conta a história de Gabrielle desde a sua infância pobre até se tornar “Coco Chanel”, um dos maiores ícones da moda no século XX e criadora do império Chanel S.A.

O filme mostra que, muitas vezes, mulheres empreendedoras precisam assumir comportamentos exclusivamente masculinos para conseguirem ser ouvidas.

Além de abordar muito bem os desafios do empreendedorismo feminino, a obra também nos oferece lições valiosas sobre coragem, inovação, determinação e perseverança e mostra como Gabrielle se tornou referência, não só na moda, mas também para outras mulheres.

Ferrari vs. Ford
Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. 

Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo. 

Girlboss
A série é baseada no livro escrito pela própria “Girlboss” Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados do mundo da moda.

Embora tenha sido cancelada na primeira temporada, vale a pena assistir a série para conhecer a história da fashionista que decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay e oito anos depois criou uma marca multimilionária, a Nasty Gal.

Além disso, a série aborda um assunto pouco explorado na TV e cinema: empreendedorismo feminino. Ela também explora assuntos importantes para pessoas empreendedoras como construção de marca e a importância de confiar nos seus instintos para aproveitar uma boa oportunidade.

A Vida e a História de Madam C.J. Walker / Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker
Falando em mulheres empreendedoras, não poderíamos deixar de citar Madam C.J. Walker. É simplesmente uma série inspirada em uma das maiores histórias de empreendedorismo do mundo e não poderia ficar de fora da nossa lista.

A obra — com algumas adaptações — retrata as dificuldades de Madam Walker como mulher negra tentando criar uma empresa nos anos 1900.

Filha de escravizados, Madam C.J. Walker foi a primeira mulher negra milionária na história dos Estados Unidos. O enredo conta como ela construiu uma linha de produtos especializados para cabelos afro, resultado de um problema de autoestima e aceitação do próprio cabelo.

A série mostra desafios constantes na vida de qualquer empreendedor: a busca pelos primeiros clientes, investimento e como conciliar a vida pessoal com o negócio.

Além disso, ensina que concorrência não é apenas uma ameaça, mas também impulsiona a sair da zona de conforto. Sarah é constantemente desafiada a mudar, inovar seus produtos e negócios para manter sua clientela fiel.

Joy: o Nome do Sucesso
Outra história real de empreendedorismo feminino que ganhou destaque no cinema é a de Joy Mangano, inventora do “miracle mop”, um esfregão que se torce sozinho e que virou febre nos anos 90 após aparecer num programa de vendas na televisão.

É bastante interessante acompanhar a trajetória de Joy, desde a concepção da ideia do esfregão e construção do primeiro protótipo até a busca por investidores e formas de distribuição do produto.

Estrelado por Jennifer Lawrence, o filme mostra o quanto é importante acreditar em uma ideia, por mais que ela pareça inusitada. E ele também mostra que nem sempre é uma boa ideia envolver a família nos negócios.

Breaking Bad
Não poderíamos encerrar essa lista sem citar a premiada série Breaking Bad, considerada uma das produções de TV  mais importantes de todos os tempos.

Breaking Bad conta a história do professor de química Walter White, que, ao descobrir um câncer, utiliza seus conhecimentos para produzir metanfetamina com a ajuda de seu ex-aluno, Jesse Pinkman.

Você deve estar se perguntando o motivo de incluirmos um negócio ilícito nesta lista. Mas, produção e distribuição de metanfetamina à parte, o empreendedorismo está presente em todos os episódios de Breaking Bad.

Por mais que trate de um tema polêmico, a série aborda alguns desafios frequentes para empreendedores, como gestão de qualidade, concorrência e escalabilidade.

Além disso, é interessante observar como o protagonista Walter White se reinventa ao encontrar um novo uso — mesmo que duvidoso —  para um conhecimento que dominava muito bem. Ele também usou seu conhecimento para produzir um produto de altíssima qualidade, resultado de um trabalho metódico e cuidadoso.

O Lobo de Wall Street
São poucas as pessoas que não conhecem um dos filmes de empreendedorismo mais famosos do mundo, O Lobo de Wall Street.

Interpretado por Leonardo DiCaprio, aclamado pela crítica e vencedor de dezenas de prêmios, o filme traz a vida de Jordan Belfort, apresentando mais sobre sua ganância, ostentação e excessos, que fizeram dele um dos nomes mais conhecidos do coração financeiro de Nova York.

O protagonista começa como um simples corretor em 1987, que perde o emprego em um dos dias históricos de queda brusca do índice Dow Jones.

Ao se reerguer, com perseverança e foco, Belford construiu uma pequena fortuna, abrindo sua própria empresa com um estilo agressivo de trabalho.

O Jogo da Imitação
Baseado em uma história real, este é um dos filmes de empreendedorismo com as melhores lições sobre confiança em si mesmo, liderança e trabalho em equipe.

A obra traz a história da vida real do matemático britânico Alan Turing, considerado pai da computação.

No cenário da Segunda Guerra Mundial, um grupo de especialistas, que incluía Turing, tem cerca de 18 horas para decifrar mensagens criptografadas vindas da Alemanha.

No entanto, o gênio matemático enfrenta dificuldades ao trabalhar em equipe, considerando arrogante e persistente em suas opiniões.

Além disso, Alan Turing também lidava com o preconceito dos colegas por conta da sua sexualidade, especialmente no contexto em que se passa a história.

Com uma atuação elogiada de Benedict Cumberbatch, que interpreta o matemático, esse filme aborda questões pertinentes até os dias de hoje. 

A Grande Aposta
Este é um dos filmes de empreendedorismo que foi indicado ao Oscar como melhor roteiro e melhor filme do ano, mostrando seu potencial de inspiração e emoção ao público.

A Grande Aposta conta a história da sequência de eventos que levaram os Estados Unidos à uma crise imobiliária, que resultou na implosão da economia em 2008.

Algumas pessoas descobrem, cada uma à sua maneira, que títulos ligados a hipotecas não eram mais tão seguros quanto parecia.

Nesse cenário, quatro investidores apostam que a rentabilidade dos títulos iriam despencar com o aumento da inadimplência, criando um cenário arriscado e ousado.

Embora a trama pareça complexa para leigos do mercado financeiro, ela traz uma adaptação envolvente sobre como quatro especialistas se tornam os pilares de uma trama econômica com escala global.

Além disso, as lições também trazem pontos importantes sobre confiança, liderança, trabalho em equipe e questões fundamentais para qualquer empreendedor que deseja se arriscar.

É possível conferir o filme na plataforma Netflix.

Barry
Um dos grandes filmes para empreendedores se inspirarem em personalidades reais, Barry traz a trajetória de ninguém menos que Barack Obama.

Continua após a Publicidade

A obra conta como essa figura política lutou contra o racismo e suas diferenças culturais, enfrentando uma sociedade estagnada e trazendo mudanças significativas para o ambiente social, econômico e político.

Além disso, a cinebiografia também aborda questões pessoais de Obama, como a forma como ele via a si mesmo e sua visão empreendedora para se tornar um dos homens mais influentes do mercado corporativo.

O filme está disponível em várias plataformas, como Netflix, e possui depoimentos reais sobre pessoas ligadas ao ex-presidente em sua carreira política e empreendedora.

O Poderoso Chefão
A premiada obra de Francis Ford Coppola marcou o cinema pelas atuações, roteiro, trilha sonora e direção. Ainda, O Poderoso Chefão se tornou uma das referências para quem busca lições que se aplicam aos negócios.

Continua após a Publicidade

O filme conta a história de uma máfia familiar que precisa dominar os Estados Unidos no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Ao longo da trilogia, as sentenças do protagonista Vito Corleone, que é interpretado por Marlon Brando, se tornaram amplamente conhecidas no universo empreendedor.

Nesse sentido, as frases “Nothing personal, just business” e “Mantenha seus amigo por perto, seus inimigos mais ainda” são exemplos do impacto cultural da obra, que fazem desse um dos principais filmes para empreendedores na HBO Max; GloboPlay e Amazon Prime.

À Procura da Felicidade
Esta incrível obra estrelada por Will Smith é um dos filmes de empreendedorismo mais emocionantes do catálogo da Netflix.

Ele conta a história trágica e realista do empresário norte-americano Chris Gardner, contando sua trajetória desde os piores problemas, até o momento em que alcança sua chance de sucesso.

Inspirado em uma história real, a obra traz lições de perseverança e fé mesmo nos momentos mais difíceis, como, por exemplo, quando Gardner é abandonado pela esposa, perde o emprego e é obrigado a morar na rua com seu filho de apenas 5 anos.

Mesmo com todas as adversidades, o empresário nunca deixou de buscar novas oportunidades, se prestando a serviços como estágios não-remunerados e favores de assistentes sociais para sobreviver.

Com uma narrativa emocionante, o filme é uma lição para empreendedores que passam por dificuldades em busca do seu sonho, e ensina a não desistir com facilidade.

O Menino que Descobriu o Vento
Para quem busca filmes para empreendedores emocionantes e baseados em histórias reais, a obra O Menino que Descobriu o Vento pode ser uma boa escolha.

Isso porque a narrativa conta a determinação de um jovem do Malawi para salvar o seu vilarejo da fome. Por meio da inspiração em um livro de ciências, o garoto decide construir uma turbina eólica, o que transforma a realidade local.

Dessa forma, o filme, que está disponível na Netflix, é uma fonte de motivação para empreendimentos de impacto social, além ser interessante para despertar a busca por soluções de problemas coletivos.

Cidadão Kane
Mesmo sendo de 1940, este é um dos maiores filmes de empreendedorismo já desenvolvidos.

O sucesso de crítica é inspirado na obra de Orson Welles, e trata sobre o preço da ambição desmedida de um grande magnata.

Charles Foster Kane é um personagem que sai da pobreza e constrói seu próprio império do zero, partindo do princípio de querer fazer a diferença na sociedade onde vive.

Para isso, investe na carreira de jornalista, e começa a acumular riquezas por seu trabalho inestimável e sua dedicação.

No entanto, suas conquistas despertam o interesse pelo poder e status, o que começa a prejudicar suas relações pessoais, tornando-o um magnata bem-sucedido e solitário.

Ainda que fictício, este é um dos melhores filmes para empreendedores na Amazon Prime Video refletirem sobre as dificuldades de ser um empresário, os sacrifícios necessários para atingir o sucesso e os momentos de solidão que acabam infringindo todos que se arriscam nesse meio.

O Homem que Mudou o Jogo
Também inspirado em uma história real, “O Homem que Mudou o Jogo” é um dos melhores filmes de empreendedorismo esportivo, e traz lições valiosas sobre se manter firme em suas decisões e inovar.

O longa foi inspirado na história de Billy Beane, um gerente de time de beisebol que assume a árdua tarefa de treinar uma equipe falida, sem investimentos e com um histórico de perdas que põe em risco a existência do time.

Com o orçamento limitado, Beane enfrenta críticos, seus jogadores e especialistas ao propor uma técnica ousada, com base na atribuição de pontos conforme as porcentagens que os jogadores chegam na base.

Embora criticado, o método foi revolucionário no cenário do esporte, pois levou o time ao campeonato nacional, conseguindo um recorde de 20 vitórias consecutivas.

Apesar de criticado, o técnico não desistiu da sua decisão, e inovou em um cenário onde não se imaginava ser capaz de criar novas estratégias.

Além disso, o filme é interpretado por Brad Pitt, alcançando boas críticas de especialistas e sendo premiado nos anos 2000, com um narrativa envolvente que prende o empreendedor na trama de autodescoberta e confiança em si mesmo.

A obra está disponível na Amazon Prime Video e no HBO Max.

Cinderella (2021)
Pode parecer surpreendente, mas a nova adaptação deste clássico infantil, lançado pela Amazon Prime, é um dos grandes filmes de empreendedorismo de 2021.

A história adaptada do conto traz a figura de Cinderella como uma mulher empreendedora, que sonha em construir sua própria linha de vestidos, desenhando e costurando sozinha em seu pequeno quarto de empregada.

Esta nova gravação aborda temas como confiança no próprio trabalho e a coragem de perseguir seus sonhos, mesmo que isso signifique abdicar de um príncipe encantado.

A adaptação é uma boa inspiração para novas personalidades femininas, mostrando como Cinderella persegue seus objetivos, mesmo com impedimentos como a madrasta má.

Ao ir para o baile real com seu sapatinho de cristal, a princesa encanta uma influente rainha de outro reino, que a leva consigo para desenhar sua própria coleção exclusiva.

Por isso, este pode ser um título interessante para ensinar à jovens mulheres a importância de acreditar em si mesma e construir um negócio mesmo com as dificuldades.

Whiplash: em busca da perfeição
Embora não faça parte do tema de negócios, Whiplash ensina uma lição extremamente valiosa para qualquer empreendedor: a importância do esforço e perseverança.

O filme conta a história de Andrew Neiman que sonha em se tornar o melhor baterista de jazz. Nesse contexto, um maestro exige dele os melhores resultados, impulsionando-o a atingir sua performance ideal.

Uma das maiores lições de um filme indicado ao Oscar é que a grandeza vem do trabalho duro, persistência e repetição. Se você deseja ter sucesso, uma maneira de fazer isso é através da melhoria contínua, apoiada pela disciplina da resiliência.

A Cozinheira de Castamar
O filme dirigido por John Lee Hancock conta a história da ascensão do McDonald’s. Na trama, o